Por Digital World Brasil
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31 de julho de 2025
As mídias sociais se tornaram parte do nosso cotidiano. Quando queremos manter contato com pessoas ou marcas que nos interessam, naturalmente as seguimos nas redes sociais. É como um reflexo. Mas essas plataformas também são uma ótima fonte para descobrir pessoas novas e interessantes, autores ou qualquer outra coisa que nos envolva e entretenha. Isso significa que usar as mídias sociais como escritor é uma excelente tática para adicionar à sua estratégia geral de promoção de livros . Com 4,6 bilhões de usuários ativos de mídia social (em junho de 2022), você certamente quer estar presente em pelo menos uma plataforma, pois isso pode beneficiar você e seu trabalho. Mas com tantas plataformas e oportunidades para cada uma, as coisas podem ficar um pouco complicadas. Não desista ainda. Vamos filtrar as informações mais importantes de cada um e ver como você pode usar as plataformas de mídia social como escritor. A. Qual plataforma de mídia social é melhor para escritores? Sendo realista, ninguém tem tempo suficiente para publicar em todas as plataformas. É preciso uma equipe inteira de mídias sociais para fazer isso bem. Isso inclui autores também. E provavelmente você nem precisa. Se você está se perguntando qual plataforma de mídia social é melhor para escritores, saiba que não existe uma regra geral ou uma única plataforma que faça maravilhas para todos os autores. No final das contas, tudo se resume à plataforma com a qual você se sente mais confortável, porque somente nela você pode ser autêntico e criativo. Portanto, antes de iniciar uma estratégia de mídia social como autor, você precisa se perguntar por qual plataforma você se sente naturalmente atraído. A partir daí, você pode começar a planejar algumas ações e sua escrita criativa para mídias sociais. Você pode se manter informado e adaptar sua estratégia verificando regularmente as estatísticas de marketing de mídia social para garantir que seus esforços estejam alinhados com as tendências atuais e maximizar seu engajamento com os leitores. Ao escolher essa carreira, você terá muitas maneiras de se conectar com seu público. Você pode ter um site ou blog, usar as redes sociais como autor independente ou participar de comunidades de pessoas com ideias semelhantes. Portanto, se você já tem uma plataforma em mente ou ainda precisa decidir, reuni as plataformas de mídia social mais relevantes para escritores e algumas maneiras de usar cada uma delas — orgânicas e pagas. Lembre-se de que você pode facilmente usar apenas postagens orgânicas e ainda assim ter sucesso. A parte da publicidade paga é quando você deseja chegar lá mais rápido, mas não é obrigatória. 1. Instagram para Autores O Instagram é uma plataforma visual, então, naturalmente, você compartilhará tudo o que for visual aqui. E embora você possa estar se perguntando como tirar proveito disso, considerando que seu trabalho é baseado em texto, esta é uma das melhores plataformas de mídia social para escritores, pois você pode transformar qualquer coisa em uma postagem atraente. Algo te inspirou quando você escreveu seu livro? Transforme isso em um post. Você tem alguma citação favorita de algum autor que te convenceu a começar sua carreira de escritor ? Transforme-a em um post. Você entendeu a ideia. Nem toda publicação precisa exigir um design complexo e horas de trabalho para ficar pronta. Você pode simplesmente pegar um pedaço da sua escrita criativa e compartilhá-lo nas redes sociais. Um ótimo recurso que o Instagram oferece é a seção Explorar , onde as pessoas podem encontrar novas contas para seguir. O Instagram seleciona o conteúdo desta página de acordo com os interesses de cada usuário. Assim, se alguém segue páginas de autores, há uma chance de que eles também descubram você lá. Aqui estão algumas outras ideias de promoção de livros para usar o Instagram como autor. 1.1. Conteúdo orgânico O Instagram oferece uma ampla gama de possibilidades para criadores e é perfeito para todos, independentemente de suas profissões ou objetivos. Como autor, você pode implementar uma estratégia de mídia social baseada apenas em táticas orgânicas: Adicione uma breve descrição sua e o link para seu site ou blog. Inicie transmissões ao vivo para apresentar algo ao seu público, como o lançamento de um livro, a leitura de um livro ou simplesmente pedir feedback. Você verá os comentários em tempo real. Compartilhe sua vida como escritora em fotos: onde você costuma escrever? Para onde você foi no verão passado? O que te inspirou a escrever essa nova história? Crie postagens com citações de seus livros lançados. Crie um burburinho em torno do lançamento de um livro compartilhando imagens da capa do seu livro ou trechos da história emoldurados em um design simples, mas atraente. Crie destaques de stories e organize suas histórias do Instagram em diferentes categorias, que os usuários poderão encontrar mais tarde, mesmo que a história não esteja mais disponível. Uma vantagem desse recurso é que seu perfil fica ainda mais atraente e colorido. Crie sorteios de livros. Junte-se ao movimento #bookstagram usando a hashtag . 1.2. Conteúdo pago Se você deseja uma mistura de conteúdo orgânico e pago por meio de publicidade no Instagram, você sempre pode criar anúncios e promover seu livro, ou pode transformar suas postagens existentes em conteúdo promovido e terminar tudo mais rápido. Tipos de anúncios do Instagram: Anúncios de imagem: Este é um anúncio criado com uma imagem simples e um texto, e é provavelmente o mais popular, pois é fácil de fazer. Anúncios em vídeo: este formato permite que você seja criativo em um vídeo que pode ter até 60 segundos de duração. Anúncios de histórias: com esses anúncios, seu livro aparecerá entre as histórias dos usuários, misturando-se naturalmente. Anúncios em carrossel: esta série de até dez fotos ajuda você a anunciar mais de um livro ou compartilhar detalhes sobre um único livro em mais de um visual. 2. Facebook para Autores O Facebook ainda é a plataforma de mídia social mais popular (em julho de 2022) e, em comparação com o Instagram, que é mais atraente para um público mais jovem, todos os grupos demográficos usam o Facebook. Como autor, você pode usar o Facebook de mais de uma maneira: Crie uma página de autor. Participe ou crie um Grupo de Autores. Como escritor mais experiente, e não apenas isso, uma página de autor no Facebook é a melhor opção, pois lhe dá controle total sobre o que você publica e quem mais pode publicar na sua página oficial. Na página de um autor, você pode compartilhar tudo relacionado à sua carreira de escritor: notícias e informações sobre seus livros, próximos títulos e todos os tipos de eventos (lançamentos de livros, brindes, etc.) Assim como George RR Martin faz. Ele anuncia com entusiasmo os próximos eventos dos quais participará e outras coisas de que gosta, como Sandman. Por outro lado, participar de um grupo no Facebook para autores é perfeito quando você está no início da carreira e precisa encontrar pessoas que possam compartilhar dicas de escrita e suas experiências com você. Criar um pode levar um pouco mais de tempo, pois você terá que atuar como gerente da comunidade e manter tudo organizado. Aqui estão algumas outras maneiras pelas quais você pode usar o Facebook como autor. 2.1. Conteúdo orgânico O Facebook para autores é um ótimo lugar para começar uma estratégia de mídia social com base nos recursos desta plataforma. Você pode: Crie eventos e convide pessoas para eles. Você pode promover eventos virtuais ou presenciais e acompanhar a presença por meio do recurso RSVP integrado. Responda aos seus leitores quando eles postarem no seu mural ou deixarem uma resenha de livro. Crie postagens com as avaliações que você considera valiosas para compartilhar com todos. Crie postagens com dicas de escrita ou coisas que você acha interessantes como autor. Crie sorteios de livros. Inicie transmissões ao vivo para apresentar algo relevante ao seu público-alvo. 2.2. Conteúdo pago Esta plataforma de mídia social para escritores é extremamente popular. Mas, justamente por isso, às vezes pode criar dificuldades para um novato ser notado. Você pode aumentar suas chances usando conteúdo pago em conjunto com seu conteúdo orgânico habitual. Anúncios fotográficos: um formato simples com uma imagem e um texto. Anúncios em vídeo: ajudam você a criar uma apresentação mais dinâmica da sua oferta. Anúncios de histórias: eles aparecerão discretamente entre as histórias das pessoas enquanto elas assistem. Anúncios do Messenger: serão exibidos entre as conversas dos usuários. Anúncios carrossel: ajudam você a exibir até dez imagens ou vídeos em um único anúncio , cada um com seu link. Anúncios de apresentação de slides: são anúncios semelhantes a vídeos feitos de fotos. Não se esqueça de usar as ferramentas de análise do Facebook para medir seu desempenho. 3. Twitter para Autores O Twitter pode ser a escolha óbvia para autores, já que é majoritariamente baseado em texto. Mas não só por isso. É também uma plataforma de mídia social popular para escritores que pode ajudar você a se destacar. Esta plataforma para escritores pode ajudá-lo a se manter em contato com o mundo da escrita de forma rápida: escreva algumas palavras (o Twitter tem um número limitado de caracteres) e compartilhe a informação com seus leitores. Este método certamente pode ensinar qualquer pessoa a filtrar o necessário do bonitinho, mas não necessariamente essencial . Você também pode começar a seguir outros autores no Twitter, que passarão a te seguir de volta. Assim, você pode criar uma base de seguidores poderosa que o ajudará e inspirará. Isso significa que você pode usar o Twitter para: Mantenha contato com o mundo da escrita. Use-o como uma ferramenta para promover seus livros nas redes sociais. Vamos falar um pouco sobre a segunda opção. 3.1. Conteúdo orgânico Manter seus leitores atualizados e, ao mesmo tempo, manter e aumentar uma base de seguidores pode ser uma tarefa fácil se você fizer o seguinte: Publique seus pensamentos, experiências e sentimentos para se aproximar dos seus leitores. Use hashtags em seus tweets relacionados à escrita para aumentar sua capacidade de descoberta. Retuite o conteúdo de outros autores. Participe de eventos relacionados à escrita. Não deixe de responder ao que seus seguidores dizem sobre você e seus livros. 3.2. Conteúdo pago O Twitter também permite que você promova seus livros por meio de anúncios. E há diversas maneiras de promover seus livros nesta plataforma de mídia social: Anúncios de imagem para promover seus livros em uma única foto. Anúncios em vídeo para criar um trailer ou uma apresentação curta de forma animada. Os anúncios em carrossel exibem vários livros ou enfatizam apenas um por meio de seis imagens ou vídeos deslizantes horizontalmente. Anúncios de momento são uma coleção de Tweets por meio dos quais você pode contar uma história em mais de 280 caracteres. Anúncios de texto são textos simples e curtos que parecem conteúdo nativo. Anúncios de seguidores promovem uma conta para um público-alvo. Os anúncios do Amplify combinam seus anúncios em vídeo com outros vídeos dos principais editores para colocar você em destaque. A opção de aquisição do Twitter coloca seu anúncio em locais visíveis: como o primeiro anúncio do dia ou junto com o que é tendência. 4. Pinterest para Autores O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual para pessoas que buscam agir. O que é incrivelmente útil e incrível sobre esta plataforma é o tráfego constante que ela traz. Pense no Facebook ou Instagram, que são ótimas plataformas, mas seu tráfego aumenta quando você posta algo interessante. E você precisa continuar postando e interagindo com seus leitores, porque as pessoas tendem a se esquecer de postagens mais antigas. O Pinterest para autores, por outro lado, não funciona assim. Seus Pins continuarão gerando tráfego muito tempo depois de publicados, porque tudo depende do que os usuários estão pesquisando. Esta não é uma plataforma típica de mídia social para escritores. Sim, os leitores podem deixar comentários nos seus Pins, e você pode respondê-los, mas seu sucesso no Pinterest não depende disso. Os usuários do Pinterest descobrem conteúdo pesquisando palavras-chave, usando hashtags ou visualizando os Pins salvos de alguém que seguem. Então, vamos ver como você pode usar esta plataforma como escritor. 4.1. Conteúdo orgânico O Pinterest é literalmente a fonte definitiva de inspiração para qualquer pessoa, independentemente do tema pesquisado. A plataforma pode ser de grande benefício para você como autor se você seguir estas dicas simples: Você pode criar painéis para diferentes tópicos, livros ou eventos dos quais participou. Cada painel pode ter seus Pins. Você pode salvar os Pins que achar interessantes no seu perfil, e outros podem se inspirar no que chamou sua atenção. Você pode criar Pins e compartilhar dicas de escrita com seu público. Você pode criar Pins com citações ou trechos dos seus livros. Você pode adicionar hashtags e palavras-chave aos seus Pins para torná-los mais visíveis. Você pode vincular qualquer imagem do seu site à sua conta do Pinterest. 4.2. Conteúdo pago Se você deseja promover seus livros nessa plataforma de mídia social, pode usar publicidade paga junto com seu conteúdo orgânico e aumentar suas chances de ser notado. Aqui estão os tipos de anúncios que você pode criar: Anúncios de Pin padrão: eles se parecem com Pins normais, só que com a palavra Promovido . Anúncios em carrossel: eles permitem que você adicione cinco cartões, o que é uma ótima maneira de exibir mais de um livro em um único anúncio. Anúncios em vídeo: com eles, você pode promover um trailer de livro. 5. YouTube para autores Esta é outra ótima plataforma para escritores. O YouTube é um mecanismo de busca por si só. Sempre que você deseja obter recomendações sobre algo e não quer ler, o que você faz? Vai ao YouTube. Isso significa que sua presença aqui é uma ótima estratégia de mídia social para você como autor. Veja o que você pode fazer para promover seu livro no YouTube: 5.1. Conteúdo orgânico Não é particularmente fácil criar vídeos, especialmente quando você não se sente confortável filmando a si mesmo. Ainda assim, você pode criar vídeos com base nos seus conhecimentos como autor e criar uma estratégia de mídia social completa em torno disso, sem precisar aparecer nesses vídeos (se não quiser). Você pode: Crie trailers para seus novos livros Faça um vlog dos eventos literários dos quais você participa. Compartilhe dicas de escrita. Conte às pessoas o que inspirou você a escrever seus livros. 5.2. Conteúdo pago Existem algumas opções quando se trata de criar anúncios no YouTube: Anúncios puláveis durante a transmissão: são os anúncios clássicos que começam no início de um vídeo. Os usuários podem pulá-los após alguns segundos. Anúncios in-stream não puláveis: são anúncios mais curtos, de até 15 segundos, e não podem ser pulados. Anúncios de descoberta de vídeo: eles serão exibidos como uma sugestão nos resultados da pesquisa ou como vídeos relacionados na barra lateral direita. Anúncios bumper: são vídeos de 6 segundos ou menos que não podem ser pulados, por isso precisam ser chamativos. Anúncios outstream: geralmente são vistos em sites e aplicativos que têm parceria com o Google e começam a ser reproduzidos automaticamente com o som desligado, e os espectadores podem tocar no vídeo para ativá-lo. Anúncios de cabeçalho: só podem ser usados mediante reserva com um representante de vendas do Google. Eles ficam na parte superior do feed do YouTube e são reproduzidos automaticamente com som desativado por 30 segundos ou mais. 6. TikTok para Autores O TikTok parece estar crescendo em popularidade, e cada vez mais pessoas consomem vídeos curtos para relaxar e até mesmo descobrir coisas novas. Isso significa que pode ser uma ótima plataforma de mídia social para autores autopublicados. Os autores podem, sem dúvida, tirar proveito disso e criar vídeos que os ajudem a manter contato com seu público. Então, vamos ver como divulgar seu livro nessa plataforma de mídia social. 6.1. Conteúdo orgânico É o TikTok, então tudo gira em torno de vídeos curtos. Mas há opções para quem se sente confortável em frente à câmera e para quem não: Publique reações a determinados vídeos. Crie trailers curtos para seus livros. Crie vídeos curtos com trechos dos seus livros. Crie uma série de dicas de escrita. Crie uma série sobre o que motiva você como autor. Junte-se ao #booktok. 6.2. Conteúdo pago Existem alguns formatos de anúncios no TikTok, mas provavelmente os mais adequados são os anúncios de vídeo In-Feed, que aparecem entre os vídeos dos usuários enquanto eles navegam pela página principal. B. Comunidades para amantes de livros e escritores Para muitos autores, ingressar em uma comunidade centrada em livros é algo natural. Embora a maioria das plataformas de mídia social mencionadas anteriormente lhes traga benefícios, seus usuários não estão lá apenas para recomendações de livros ou como leitores regulares. É por isso que as seguintes plataformas são uma excelente maneira de ajudar seus livros a brilharem. Lá, todos os usuários são leitores e buscam novos títulos para suas estantes físicas ou digitais. 1. Goodreads O Goodreads é provavelmente o lugar ideal para autores que precisam promover seu trabalho. Ao se registrar nesta plataforma, você pode fazê-lo como leitor, o que lhe permite resenhar e classificar livros. Como autor, no entanto, você tem mais vantagens ao usar esta plataforma. Para participar do Programa de Autores do Goodreads, você precisa ter um livro publicado (ou prestes a ser publicado) que esteja no banco de dados deles. Depois, você pode reivindicar seu perfil e, após a verificação, sua página exibirá um selo oficial de Autor do Goodreads. Então , aqui está o que você pode fazer depois. 1.1. Conteúdo orgânico Você pode fazer algumas coisas para aumentar suas chances de ser descoberto: Atualize e mantenha as informações sobre você atualizadas. Esteja presente e responda às perguntas dos leitores usando o recurso "Pergunte ao Autor". Isso abrirá oportunidades para discussões e criará conexões com seus leitores. Escreva resenhas e conte aos outros o que você ama em termos de literatura. Os leitores apreciam recomendações de outros autores. 1.2. Conteúdo pago O Goodreads tem algumas ferramentas de marketing para promover seu livro: Anúncios A possibilidade de conectar seu blog à plataforma. Faça sorteios: Kindle Book Giveaway, disponível para editoras e autores autopublicados que usam o Kindle Direct Publishing, e Print Book Giveaway, disponível para todas as editoras e autores. O Goodreads é de propriedade da Amazon, então a plataforma é um bom indicador do desempenho do seu livro na Amazon. Observação : certifique-se de manter suas avaliações do Goodreads e da Amazon separadas. Misturá-las pode resultar em seu banimento da Amazon. 2. Escribófilo Esta é uma plataforma perfeita para escritores porque, depois de terminar de escrever seu livro, você pode pedir feedback de outros escritores. Veja como funciona: Você dá feedback a outros escritores para ganhar pontos. Gaste os pontos para postar seu texto e peça feedback de outros escritores. Obtenha seus leitores beta de forma rápida e fácil. Então, esta é uma plataforma de mídia social de uma forma totalmente diferente. É social, mas para escritores que desejam aprimorar sua escrita e garantir que seus futuros livros sejam um sucesso. Existem outras comunidades que não são apenas para escritores, mas você pode participar de grupos de discussão sobre autores ou literatura, como Quora ou Reddit. Responder às pessoas lá ajudará você a se estabelecer como um profissional em seu setor. C. Aplicativos para manter você organizado Então é assim que você divulga um livro nas redes sociais. Há muitas maneiras, e cada plataforma tem suas particularidades que podem torná-las plataformas perfeitas para escritores. Seja qual for a sua escolha para as ideias de promoção do seu livro, você precisa se dedicar ao seu plano para construir uma base sólida de seguidores. Mas isso significa que você precisa ser organizado e postar regularmente, o que pode afetar sua agenda de escrita e até mesmo sua criatividade. Então, o que você pode fazer é usar alguns aplicativos para criar e agendar suas postagens nas redes sociais. Assim, uma estratégia de mídia social para autores não parecerá tão assustadora. Canva: É uma ótima ferramenta para criar visuais para redes sociais. É fácil de usar e você tem muitos elementos para criar visuais, mesmo com o plano gratuito. Hootsuite: ajuda você a programar suas postagens com antecedência para todas as plataformas necessárias. Assim, você pode dedicar apenas algumas horas para prepará-las e ter postagens nas redes sociais prontas para a semana inteira. Conclusão Saber como divulgar um livro nas redes sociais pode trazer muitos benefícios. Mas as redes sociais para autores autopublicados, ou para qualquer pessoa, podem ser um pouco desafiadoras. O lado bom é que só parece assim no começo, porque quando você começa a criar e implementar sua estratégia de mídia social como um autor autopublicado com algumas plataformas e táticas em mente, tudo parecerá tranquilo.