Pinterest para autores: guia essencial
Você pode usar o Pinterest para receitas ou ideias de moda, mas sabia que ele é tão valioso para o crescimento da sua marca quanto o de um autor?
O Pinterest tem mais de 433 milhões de usuários ativos mensais. Imagine quantos leitores você poderia alcançar criando e usando uma conta da mesma forma que usa, digamos, o Instagram para livros ou qualquer outra plataforma de mídia social.
Quando usado de forma eficaz, o Pinterest pode ajudar a melhorar sua marca, aumentar a capacidade de descoberta e permitir que você interaja com a comunidade de leitores do seu gênero.
Este guia rápido explora os fundamentos do Pinterest para autores, para que você possa colocar sua conta em funcionamento e começar a alcançar mais leitores.
A. O que é o Pinterest para autores?
O Pinterest pode ser descrito como um "site de bookmarking social" com uma abordagem de "mostrar, não contar" . É uma plataforma onde autores, marcas ou qualquer outro usuário pode compartilhar fotos com links para artigos, sites ou produtos. Em seguida, os usuários podem coletar essas imagens "fixando-as" em painéis separados com base em temas, como receitas, inspiração para decoração de casa, ideias para casamento, livros para ler, etc.
Ela é diferente de outras plataformas de mídia social para autores porque o foco está mais no engajamento e no compartilhamento de inspiração e ideias com uma comunidade com ideias semelhantes, em vez de curtidas.
"O conteúdo no Pinterest nunca expira", o que significa que ele nunca sai de moda porque não necessariamente está relacionado às tendências.
E é por isso que é ótimo para autores. As pessoas usam a plataforma como um mecanismo de busca. Elas podem pesquisar frases como: como começar um blog, como escrever um romance de fantasia, livros de romance de ficção científica para ler, citações de livros, etc.
Esta é sua chance de intervir.
Pense no que as pessoas buscam em textos independentes, no seu gênero ou em inspiração literária. Responda a essas perguntas visualmente no Pinterest.
B. Por que o Pinterest é importante para autores autopublicados?
Seu objetivo como escritor autopublicado é alcançar o maior número possível de leitores. Você pode conseguir isso por meio de estratégias criativas de marketing ou plataformas como o Pinterest.
Vamos dar uma olhada nos recursos essenciais do Pinterest e maneiras de usá-los:
- Consiga publicidade antecipada compartilhando capas dos seus próximos livros. Crie aquele burburinho.
- Compartilhe citações de seus livros colocadas em elementos visuais chamativos.
- Adicione um botão Seguir aos recursos visuais que você publicar no seu site e em outras contas. Os usuários poderão fixá-los em seus painéis no Pinterest.
- Crie painéis para que os leitores possam conhecer você: seus interesses, livros favoritos, gêneros preferidos e dicas de escrita que você aprendeu ao longo da jornada. Separe os tópicos em painéis diferentes.
- Interaja com painéis de grupo (com outros autores e leitores) que podem manter conversas relevantes sobre seu trabalho e interesses. Para isso, pesquise no Pinterest por um tópico do seu interesse. No lado direito, localize " Todos os Pins" e selecione "Painéis".
- Interaja com outros usuários do Pinterest e crie uma comunidade.
- Direcione leitores do seu perfil ativo para o site do seu autor, blog e outras plataformas de mídia social.
- Aumente sua lista de e-mails.
- Crie um quadro com fotos dos lugares mais confortáveis e com melhor atmosfera para ler: cafés, bibliotecas, restaurantes e outros.
O Pinterest é mais do que uma fonte de inspiração. É o caminho de compra do usuário . Veja algumas maneiras de garantir a visibilidade do seu perfil.
C. Pinterest para autores: dicas essenciais para o sucesso
O Pinterest é incrível. Simples assim.
Você deve criar uma conta no Pinterest porque não precisa gastar tanto tempo mantendo-a como no LinkedIn, Facebook ou qualquer outra plataforma de mídia social. Seu sucesso no Pinterest não depende de você interagir constantemente com seus seguidores. Você pode responder aos comentários deles, mas isso não é obrigatório.
Você só precisa dedicar de 10 a 15 minutos por dia para fazer repostagens legais de outras plataformas de mídia social ou publicar novos conteúdos. É uma solução excelente para escritores que não querem gastar muito tempo criando recursos visuais.
Concentre-se nos seguintes métodos e estratégias para tornar seus esforços mais eficazes.
1. Negócios são negócios
Crie uma conta comercial, assim como faria no Instagram, Twitter ou Facebook. Ela permitirá que você acesse análises, incluindo:
- Quantas pessoas repintaram seu pin
- Onde seu pin foi compartilhado
- O número de vezes que seu pin apareceu nos feeds da página inicial.
Dessa forma, você pode planejar conteúdo futuro e criar campanhas de marketing eficazes, pois entenderá o conteúdo com o qual seu público-alvo se identifica. Você também terá acesso a informações como localização, idade e interesses do seu público.
Todos os dados necessários estão ao seu alcance. Você pode aprimorar sua estratégia de marketing atual e desenvolver novas campanhas.
Depois de criar uma página no Pinterest, divulgue-a para as pessoas. Adicione o botão "Seguir" no seu site. Assim, seus seguidores poderão interagir com o que você compartilha.
2. Pense como um leitor
Para muitos, o Pinterest é um mecanismo de busca de informação e inspiração. Para aumentar sua capacidade de descoberta e ser notado não apenas pelos seus leitores, mas também por outros autores, use palavras-chave relevantes para a sua escrita na descrição do seu perfil.
Por exemplo, deixe claro que você é um autor de romances YA. Quanto mais específico você for, mais encontrará relatos semelhantes ao seu e aumentará sua capacidade de descoberta.
Pense como um amante de livros que encontrou sua página do Pinterest pela primeira vez. O que ele gostaria de saber?
- Quem você é;
- O gênero em que você está escrevendo;
- No que você está interessado;
- Livros nos quais você está trabalhando atualmente;
- Personagens que você está desenvolvendo no momento.
Você pode mostrar tudo isso aos usuários do Pinterest por meio de painéis. Quando tudo estiver pronto, analise o resultado do ponto de vista do leitor. Pergunte a si mesmo: "Eu estaria interessado em conhecer melhor este autor?"
3. Crie conteúdo envolvente para seus seguidores
Com uma grande variedade de perfis, os usuários escolhem um onde possam receber conteúdo novo e relevante regularmente. Seguindo o exemplo de como escritores famosos mantêm seus perfis no Pinterest, crie painéis como os que mencionei anteriormente.
Além disso, lembre-se de que o Pinterest prioriza postagens esteticamente agradáveis. Dê ao seu público o que ele deseja.
A maneira mais fácil de criar imagens atraentes é com uma plataforma como o Canva. Ele oferece todas as ferramentas necessárias para criar conteúdo visual moderno, então aproveite este recurso.
4. Participe e permaneça ativo em grupos
Depois que sua conta estiver pronta, é hora de promovê-la na plataforma.
Veja o que você pode fazer:
- Participe de grupos para que as pessoas possam ver que você está fixando ativamente.
- Responda aos membros do grupo e participe das discussões. Isso ajuda a aumentar seus seguidores sem precisar criar tudo do zero.
- Participe da comunidade e apoie outros autores e leitores independentes que gostam do seu gênero.
Tudo isso ajudará você a se destacar, aumentar a visibilidade do seu perfil e atrair novos seguidores. O Pinterest pode ser uma adição valiosa à sua estratégia geral de marketing.
D. Exemplos de autores no Pinterest
Agora que você sabe o que os autores fazem no Pinterest, vamos passar para exemplos práticos de como outros autores mantêm seus perfis no Pinterest. Reuni alguns perfis que podem ajudar você a encontrar inspiração para criar sua página exclusiva. Aqui estão eles:
Jody Hedlund
Você encontrará tudo no perfil da Jody no Pinterest: pins sobre suas inspirações, dicas de edição e escrita, coisas que ela ama e muito mais. Ela tem pastas separadas para seus livros, com descrições e fotos para cada um. Além disso, a autora fala sobre si mesma na descrição do perfil para despertar o interesse dos usuários.
Alexandra Bracken
Se você quiser criar um perfil para compartilhar fotos das suas histórias e diversas fontes de inspiração, confira o perfil da Alexandra Bracken. É um excelente exemplo de perfil de autor no Pinterest.
Sylvia Day
Sylvia Day tem um quadro para cada um dos seus livros, e cada quadro tem pins com citações e fotos das capas dos seus livros. Ela também tem quadros sobre sua vida pessoal e inspiração.
KM Weiland
A famosa KM Weiland adora compartilhar materiais valiosos com seu público. Em seu quadro "Recursos de Escrita", você encontra fatos fascinantes sobre escrita, dicas para desenvolver personagens e muito mais.
Conclusão
Para se tornar um jogador competitivo no setor de escrita, conheça as regras do jogo e use todas as ferramentas disponíveis ao máximo.
Ao incluir o Pinterest em sua estratégia de promoção, você pode melhorar a distribuição e as vendas de seus livros.
Esperamos que essas dicas do Pinterest ajudem nas suas promoções de autopublicação e levem seus livros ao maior número possível de leitores





