10 erros que todo escritor iniciante comete (e como evitá-los)

Digital World Brasil • 28 de julho de 2025

Escrever é um ato poderoso, mas o caminho entre a inspiração e a publicação pode estar repleto de armadilhas — especialmente para quem está começando. Se você sonha em publicar um livro, e-book ou até um audiobook, conheça agora os erros mais comuns dos escritores iniciantes e como evitá-los. Ao final, você vai perceber como a Editora Digital World Brasil pode ser sua parceira ideal nessa jornada.



1. Esperar “inspiração divina” para começar a escrever

Erro comum: Depender exclusivamente de momentos de inspiração para escrever.
Como evitar: Crie uma rotina de escrita. Escrever é mais disciplina do que inspiração. Bloqueios criativos se superam escrevendo — nem que seja mal no início.


2. Querer perfeição logo no primeiro rascunho

Erro comum: Tentar escrever a obra-prima já no primeiro parágrafo.
Como evitar: Entenda que o primeiro rascunho serve para errar. Reescrever é onde a verdadeira mágica acontece. O escritor Ernest Hemingway dizia: “O primeiro rascunho de qualquer coisa é uma porcaria.”


3. Escrever sem planejamento ou estrutura

Erro comum: Começar a escrever sem saber para onde vai a história.
Como evitar: Defina pelo menos uma estrutura mínima — início, meio e fim. Use esquemas, mapas mentais ou fichas de personagem para organizar as ideias.


4. Ignorar a importância da revisão profissional

Erro comum: Achar que revisar sozinho é suficiente.
Como evitar: Mesmo que você seja bom em português, um revisor profissional vê o que você não vê — desde erros gramaticais até incoerências de estilo. A Digital World Brasil oferece serviços de revisão completos para garantir qualidade e credibilidade ao seu livro.


5. Subestimar o valor de uma boa capa

Erro comum: Usar capas amadoras ou genéricas.
Como evitar: A capa é a primeira impressão que seu livro causa. Invista em design profissional e coerente com o gênero da obra. Ajudamos você a criar capas que vendem, não que afastam leitores.


6. Publicar sem registro ou ISBN

Erro comum: Lançar o livro sem proteção legal e sem cadastro oficial.
Como evitar: Toda obra publicada precisa de ISBN e registro de direitos autorais. A Editora Digital World Brasil realiza esse processo para você, de forma prática e segura.


7. Esquecer o leitor ideal

Erro comum: Escrever apenas para si, sem pensar no público.
Como evitar: Pergunte-se: para quem estou escrevendo? Conheça seu leitor-alvo. Isso ajuda a definir linguagem, tom e até onde divulgar seu livro.


8. Negligenciar a divulgação do livro

Erro comum: Achar que o livro vai se vender sozinho.
Como evitar: Use redes sociais, parcerias, blogs e estratégias de marketing digital. E se não souber como fazer isso, conte com nosso plano de marketing literário.


9. Achar que só grandes editoras podem publicar bons livros

Erro comum: Esperar anos por uma resposta de editoras tradicionais.
Como evitar: A autopublicação é uma realidade poderosa e acessível. Com orientação e qualidade, você pode lançar sua obra com independência, mantendo seus direitos e lucros. A Editora Digital World Brasil cuida disso com você.


10. Desistir cedo demais

Erro comum: Parar no meio do caminho por insegurança ou perfeccionismo.
Como evitar: Persistência é a principal virtude de um autor. Dê pequenos passos todos os dias. Se necessário, tenha apoio de mentores e consultores editoriais — como os da nossa equipe.


Conclusão: Errar é humano. Corrigir é de escritor. Publicar é para quem age.

Se você se identificou com algum desses erros, ótimo: isso significa que está no caminho certo para aprender. A Editora Digital World Brasil está aqui para te ajudar a corrigir, lapidar e publicar sua obra com excelência.


Quer evitar esses erros e publicar seu livro com qualidade profissional?
Fale com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a se tornar autor ou autora da sua própria história.



Por Digital World Brasil 28 de julho de 2025
Passo a passo para lançar seu livro com qualidade profissional
Por Digital World Brasil 28 de julho de 2025
Técnicas de marketing literário desde o início da produção
Por Digital World Brasil 28 de julho de 2025
Um comparativo honesto para orientar o autor na escolha ideal de publicação
Por Digital World Brasil 6 de junho de 2025
Você tem um rascunho guardado, uma história fervilhando de ideias, personagens na cabeça… mas não sabe como transformar tudo isso em um livro — um e-book ou audiobook com qualidade profissional? Este artigo é para você!
Por Profile Profile 6 de junho de 2025
Existem ótimos motivos para se comunicar com os visitantes do seu site. Você pode divulgar promoções e produtos novos ou atualizá-los com dicas e informações.
Por Profile Profile 6 de junho de 2025
Escreva sobre aquilo que você conhece. Se você não souber muito de determinado assunto de interesse dos seus leitores, convide um especialista.